11 3939-5700
Telefone: 11 3939-5700 E-mail: vendas@prolab.com.br Facebook

Veja as principais características de um óculos de proteção para laboratório

Publicado em: 20/02/2019

iStock / Getty Images Plus / AlexRaths óculos de proteção para laboratório

O trabalho laboratorial é uma das atividades que exigem o uso de Equipamentos de Proteção Individual, os EPIs. Isso porque quem trabalha nessa área está diariamente exposto a situações que podem colocar em risco a sua saúde. Portanto, é fundamental usar os dispositivos de segurança, de modo a garantir a integridade dos profissionais e evitar acidentes de trabalho.

Dentre os equipamentos necessários para o trabalho em laboratório, o óculos é imprescindível. Isso porque existe o manuseio frequente de substâncias químicas que podem respingar nos olhos, causando alergia, irritação e até mesmo cegueira. Além dos reagentes, os profissionais também manuseiam materiais que podem estar contaminados, como urina, fezes e sangue. Portanto, o óculos de proteção laboratório serve para evitar qualquer tipo de contato dos olhos com esses materiais.

O uso dos EPIs, como os óculos de laboratório, é obrigatório e exigido pelas Normas que regulamentam as situações de risco e regulamentam o trabalho em situações de risco. Portanto, não há como pensar em trabalho em laboratório sem o uso desse equipamento. O descumprimento dessas exigências, além de expor o profissional a riscos irreversíveis, no caso, a possibilidade de perder a visão por um acidente de trabalho, acarreta também multas e indenizações para a empresa.

É dever da empresa fornecer os óculos de laboratório (e todos os demais dispositivos que forem necessários), de forma gratuita. Esses equipamentos devem ser de boa qualidade e estar em boas condições de uso, atendendo aos requisitos solicitados na Norma. O que garante a qualidade do óculos é o Certificado de Aprovação.

Características do óculos de proteção para laboratório

Os óculos de laboratório devem ser, acima de tudo, resistentes a todos os tipos de materiais que são utilizados durante as atividades, ou seja, deve ser resistente à respingos, corrosão, e pequenas partículas. Além da resistência, como serão utilizados em maior parte do tempo, é importante que o óculos de proteção laboratório ainda seja confortável e ajustável de acordo com as medidas do funcionário. Ele não pode ficar muito apertado e nem muito frouxo no rosto, deve estar devidamente ajustado.

Quando se trata do manuseio de materiais extremamente perigosos, como corrosivos, por exemplo, o óculos de laboratório deve vir também com vedação, protegendo por completo a região dos olhos.

Além disso, o óculos de proteção laboratório deve ser transparente, sem apresentar qualquer distorção das imagens ou limitar o campo de visão do trabalhador. Para que sejam conservados por mais tempo, devem ser de fácil limpeza, isto é, sem grandes detalhes que possam acumular resíduos.

Vantagens do uso do óculos de proteção laboratório

O óculos de laboratório, além de proteger os olhos, também agrega outras vantagens aos profissionais que fazem uso desse dispositivo. Uma delas é a maior disponibilidade para manusear os materiais, pois uma vez protegido, o profissional não sente receio em executar as suas tarefas.

Por serem confortáveis (pelo menos, é o que devem ser), os óculos de laboratório permitem um bom desempenho, pois protegem sem causar qualquer incomodo. Na maioria dos casos, também tem proteções laterais, aumentando ainda mais a segurança de quem usa.

Com mais de três décadas de experiência no mercado, a Prolab oferece materiais de qualidade para laboratórios, sempre de maneira personalizada para as necessidades de cada cliente. Para garantir um produto sempre em perfeitas condições, os óculos de proteção disponibilizados são 100% esterilizadas e embaladas individualmente.

Entre em contato conosco e solicite um orçamento!

Últimas Notícias

Whatsapp
Desenvolvido por: AO5 Marketing Digital