11 3939-5700
Telefone: 11 3939-5700 E-mail: vendas@prolab.com.br Facebook

Conheça os quatro diferentes tipos de destilação e as singularidades de cada processo

Publicado em: 02/10/2019

Quem acompanha as postagens aqui no blog já está familiarizado com o tema. Mas, para quem está lendo pela primeira vez, a gente explica: basicamente, destilação é o processo de separação de misturas e o principal equipamento laboratorial para realizar tal tarefa é o aparelho para destilação. E tem mais no post de hoje. Confira na sequência as particularidades dos quatro diferentes tipos de destilação!

Quatro tipos de destilação

São esses os quatro tipos de destilação que você deve conhecer: a destilação simples; destilação a vácuo (também conhecida como destilação de pressão reduzida); destilação por arraste de vapor; destilação fracionada. Confira na sequência as particularidades de cada processo:

Destilação simples

Consiste no processo de separação de substâncias líquidas e não voláteis, como sólidos em geral. A destilação simples também pode ser utilizada para separação de líquidos que possuem pontos de ebulição maiores que 80ºC. Trata-se de um método bem ágil e muito aplicado em laboratórios em geral. Respeitando seus limites, é uma opção muito indicada.

Destilação a vácuo

Também chamada de destilação de pressão reduzida (devido ao trabalho sob pressão atmosférica reduzida). O processo ocorre da seguinte maneira: a pressão de vapor de líquidos é artificialmente diminuída e, com isso, é possível realizar a destilação a uma temperatura inferior ao ponto de ebulição normal. A principal vantagem desse método é a capacidade de purificação dos líquidos se decompõem. É utilizado uma bomba a vácuo para redução da pressão do meio, sendo a nova temperatura estimada através de uma tabela chamada nomograma.

Destilação por arraste de vapor

É uma técnica que é aplicada quando as substâncias não são solúveis em água, considerando uma delas ligeiramente volátil e outras fixas. Também pode ser aplicada a destilação por arraste de vapor quando uma das substâncias precisa se decompor em ação direta do calor (quando há sensibilidade térmica).

Destilação fracionada

Consiste no aquecimento de uma mistura de líquidos com diferentes pontos de ebulição. Logo, quando tal solução é aquecida, ocorre a separação inicial do líquido com o menor ponto de ebulição. Na sequência, acontece a mesma coisa com o de maior ebulição. É um processo fracionado, por partes.

Materiais para laboratório é com a Prolab

Além de aparelho para destilação, a Prolab trabalha com diversos outros equipamentos e materiais de primeira linha, para os mais variados tipos de laboratórios. São itens de qualidade e que passam por rigorosos testes, conforme todos os procedimentos legais estabelecidos no país. Dessa maneira, você não precisa se preocupar quando desejar comprar vidrarias para laboratório ou mesmo instrumentos cirúrgicos. A qualidade é sempre uma constante.

Quer saber mais sobre preços e condições para comprar tudo o que você precisa para o seu laboratório? CLIQUE AQUI para enviar o seu e-mail ou, se preferir, ligue para (11) 5671-9100.

Crédito: tonaquatic / Tipo de licença: Royalty-free / Coleção: iStock / Getty Images Plus

Últimas Notícias

Whatsapp
Desenvolvido por: AO5 Marketing Digital