11 3939-5700
Telefone: 11 3939-5700 E-mail: vendas@prolab.com.br Facebook

Saiba como utilizar um deionizador para laboratório

Publicado em: 19/06/2019

A função básica de um deionizador para laboratório é retirar todo e qualquer vestígio de cátions, cloro, ânions, metais pesados, amônia, nitratos e vários outros componentes químicos que possam ser nocivos à água, que possam contaminar. Justamente por esse motivo, este é um equipamento também chamado de deionizador de água.

Dentro de um ambiente laboratorial, o deionizador é muito comum para algumas atividades específicas, como para abastecer autoclaves e também em caldeiras. Também é utilizado para produção e cosméticos e sistemas de resfriamento capilar. Basicamente para trabalhos que exigem níveis baixos de metais e sais dissolvidos, para evitar contaminação microbiológica.

Como funciona um deionizador para laboratório?

Toda a capacidade de um deionizador é explicada pelas membranas de alta capacidade que existem na parte interior. São soluções que garantem que a água seja purificada com grande eficiência e também em um curto espaço de tempo, ou seja, tudo ocorre com rapidez e no padrão de qualidade esperado. Para tal, importante ressaltar, são indicadas medições periódicas da água produzida, principalmente para constatar o nível de condutividade, assim como para confirmar o momento exato para substituir os cartuchos de resina.

No dia a dia, durante o uso do deionizador no laboratório, possíveis variações na pureza da água são indicadas através de um alarme óptico. E todo o processo, como vimos no parágrafo anterior, acontece bem rápido: cerca de 35 segundos para encher até 1 litro de água. Em alguns casos, o deionizador pode ser encontrado no mercado com coluna deionizadora.

Grande parte dos modelos é fabricada em PVC, justamente para garantir maior durabilidade, e com capacidades que podem variar, como de 50 a 100 litros.

Importância da conservação

O deionizador é um equipamento que trabalha com medições sensíveis, que por sua vez, impactam em diversos tipos de análises laboratoriais. Logo, é fundamental que o mesmo esteja sempre em perfeito estado de conservação e pronto para uso, nas condições ideias para que os resultados sejam precisos. O ideal, portanto, é realizar uma limpeza diária após o uso e verificar com atenção, no final do dia, se a estrutura está com algum contaminante ou mesmo se há rachaduras e outros problemas físicos.

Procurando por materiais para laboratório? Fale com a Prolab!

Com anos de experiência no mercado e em constante atualização profissional e tecnológica, a Prolab é referência no segmento e conta com as melhores soluções para o seu laboratório. Por aqui, você encontra grande variedade de acessórios, equipamentos, instrumentos, kits, reagentes, vidrarias e muito mais.

VEJA AQUI todas as opções disponíveis e solicite hoje mesmo o seu orçamento.

Aproveite para também entrar em contato com nossa equipe comercial. O time é formado por profissionais que realmente entendem do assunto e que lidam com equipamentos para laboratório todos os dias, atendendo pedidos de laboratórios de todo o Brasil.

Envie seu e-mail clicando aqui ou ligue para (11)5671-9100.

Crédito: sykono / Tipo de licença: Royalty-free / Coleção: iStock / Getty Images Plus

Últimas Notícias

Whatsapp
Desenvolvido por: AO5 Marketing Digital