11 3939-5700
Telefone: 11 3939-5700 E-mail: vendas@prolab.com.br Facebook

Saiba quais as vantagens de utilizar a bomba de vácuo no laboratório

Publicado em: 26/06/2019

Dentro de um laboratório, a bomba de vácuo tem como função realizar filtragem dentro de vários sistemas, como fotômetros de chama, estufas, dissecadores e em demais atividades que obrigatoriamente precisam de ambientes sem ar, com vácuo total. Para trabalhos assim, a bomba de vácuo no laboratório faz toda a diferença.

Trata-se de um equipamento muito durável e que pode ser utilizado por grandes períodos, ou seja, sua relação custo-benefício é excelente. Outro diferencial é não é preciso utilizar óleo ou outros líquidos para lubrificação. Seu nível de ruído é baixo, mesmo ao funcionar em alta velocidade, o que é essencial para garantir filtragem de ar completa, em sua totalidade.

Vantagens de bomba de vácuo no laboratório

  1. A primeira e mais clara vantagem de contar com uma bomba de vácuo no laboratório é que se trata de um equipamento que já vem de fábrica com manômetro e isso permite um maior controle da pressão no sistema. O maior benefício disso é evitar falhas na operação, como ao identificar diminuição de eficiência da bomba e até mesmo eventuais vazamentos.
  2. Como já mencionamos no começo do post, este é um equipamento com grande vida útil e que poderá ser utilizado ininterruptamente por muito tempo, sem ao menos a necessidade de serviços de manutenção. Um custo-benefício realmente interessante para laboratórios de pequeno, médio ou grande porte.
  3. A bomba de vácuo é um equipamento versátil e que permite sua utilização em diferentes velocidades e sempre com baixíssimo ruído. Logo, os profissionais que trabalham com ele não sentem qualquer incômodo.

Dicas de uso

Tenha atenção redobrada em relação à localização da bomba. Preferencialmente, instale o equipamento em uma área coberta, com piso regular e dentro de um ambiente ventilado, também livre de gases, poeira, umidade e qualquer outro tipo de poluição.

Verifique se a tensão da rede elétrica é compatível à tensão indicada no equipamento e se há variação de tensão na rede de distribuição de energia. O ideal é que este nível permaneça em 10%, na média. Ao utilizar a bomba de vácuo no laboratório, certifique-se de que a entrada de ar esteja bem protegida contra substâncias que possam danificar o equipamento, como ácidos, vapores e mesmo pó. Uma boa dica nessa situação é utilizar um filtro para retenção ou mesmo condensação de impurezas e vapores.

Durante o uso, não remova tal filtro. Somente faça isso quando decidir realizar uma limpeza na bomba de ar.

Limpeza

O ideal é realizar uma limpeza semanal da bomba de vácuo, sempre utilizando um pano úmido com detergente neutro. Já em relação aos filtros de entrada e saída de ar, limpeza e substituição devem ser periódicas, conforme necessidade.  O grande segredo do processo de limpeza diz respeito à segurança. Obrigatoriamente você precisa se certificar se a bomba está ou não completamente desernegizada.

Ainda com dúvidas? Fale com a Prolab!

Especializada em materiais para laboratório, a Prolab trabalha somente com equipamentos de última tecnologia. Com isso, você não precisa se preocupar com a procedência dos produtos e muito menos se conseguirá obter os resultados esperados em seu laboratório.  É o que acontece, por exemplo, com as bombas de vácuo.

Trata-se de um equipamento de altíssimo padrão para você tenha a melhor capacidade de filtragem em diferentes atividades. Quer saber mais sobre o produto? CLIQUE AQUI e confira todas as especificações técnicas.

Aproveite para também entrar em contato com nosso time comercial para esclarecer dúvidas sobre preços, condições e muito mais. Envie seu e-mail hoje mesmo, clicando aqui, ou ligue para (11) 5671-9100

Crédito: Bogdanhoda / Tipo de licença: Royalty-free / Coleção: iStock / Getty Images Plus

Últimas Notícias

Whatsapp
Desenvolvido por: AO5 Marketing Digital