11 3939-5700
Telefone: 11 3939-5700 E-mail: vendas@prolab.com.br Facebook

Conheça os diferentes tipos de refratômetro

Publicado em: 09/10/2019

O post de hoje aborda um assunto muito solicitado por quem acompanha as publicações por aqui: tipos de refratômetro. Porém, antes de entrarmos propriamente nos detalhes do tema, vale a pena contextualizar sobre o índice de refração. Trata-se da medição, como o próprio nome indica, alcançada pelos refratômetros e indica o nível de refração da luz em determinadas substâncias.

Logo, o índice de refração é uma grandeza adimensional que pode mudar conforme a estrutura atômica de um elemento, assim conforme sua densidade óptica. Um refratômetro consegue indicar com precisão tais grandezas e ainda permite a visualização de sua identidade, concentração ou mesmo da pura de um material. Quer saber mais sobre o equipamento? Continue sua leitura aqui no blog da Prolab.

Tipos comuns de refratômetros

Dentro do mercado, os refratômetros são classificados de acordo com suas funcionalidades, estruturas e aplicações. Confira algumas nomenclaturas que você deve conhecer:

  • Refratômetros Analógicos e Refratômetros Digitais;
  • Refratômetros Portáteis e Refratômetros de Bancada para Laboratório;
  • Refratômetros com ou sem compensação de temperatura;
  • Refratômetros para unidades em BRIX, SG,NACL;
  • Refratômetros ABBE.

Veja na sequência algumas particularidades dos modelos mais procurados:

Refratômetro BRIX

Um dos modelos mais populares é o refratômetro BRIX, muito comum na indústria alimentícia para medição aproximada de açúcares em vinhos, sucos, dentre outros produtos. É um equipamento que aponta indiretamente a quantidade existente de compostos solúveis dentro de uma solução de sacarose. Trabalha como uma escala numérica de índice de refração que leva o mesmo nome Brix (símbolo ºC).

Refratômetro ABBE

É um equipamento que utiliza o princípio de ângulo limite de reflexão total ou ângulo crítico. O refratômetro ABBE indica regiões claras e escuras, linhas de demarcação e outros detalhes que apontam características marcantes de vários elementos. Sua estrutura pode ser dividida em quatro partes principais: telescópio; primas de Abbe; círculo graduado de cristal (com microscópio de leitura); prismas de compensação.

Quais medições os refratômetros possibilitam?

Como vimos, o refratômetro é um equipamento laboratorial de altíssimo padrão e que possibilite várias medições, como para análise do teor de:

  • Açúcar;
  • Água;
  • Álcool;
  • Óleos não saturados;
  • Proteínas;
  • Salinidades em frutas, bebidas e molhos;
  • Gorduras;
  • Óleos vegetais.

A Prolab trabalha com refratômetros e vários outros produtos

É isso mesmo! Por aqui você encontra o que precisa e dentro das melhores condições do mercado. São soluções de qualidade reconhecida e para as mais variadas aplicações laboratoriais. É o caso da linha de refratômetros. São diversos modelos à disposição para você escolher a melhor opção de acordo com suas necessidades, conforme o tipo de trabalho que realiza. Confira AQUI todos os produtos.

Aproveite para esclarecer todas as suas dúvidas sobre a parte técnica e solicite orçamento junto a profissionais que realmente entendem do assunto. Nosso time é formado por pessoas que lidam diariamente com pedidos de materiais laboratoriais e que possuem amplo conhecimento.

CLIQUE AQUI para enviar hoje mesmo o seu e-mail. Caso prefira telefonar, o número para contato é o (11) 5671-9100.

Crédito: JackF / Tipo de licença: Royalty-free / Coleção: iStock / Getty Images Plus

Últimas Notícias

Whatsapp
Desenvolvido por: AO5 Marketing Digital