11 3939-5700
Telefone: 11 3939-5700 E-mail: vendas@prolab.com.br Facebook

Refratometria: entenda o que é refratômetro e sua utilização em alimentos

Publicado em: 11/09/2019

A Refratometria é determinação do índio de refração de líquidos em uma determinada amostra, como de alimentos. Para tal, para se realizar a medição, um aparelho de alta tecnologia é utilizado, o refratômetro. São equipamentos de extrema precisão e que permitem a medição de índices refrativos em soluções líquidas (aquosas).

Com um refratômetro é possível medir a concentração de sal de um alimento, sua temperatura, se há soluções de lavagem em água, óleos solúveis e muito mais. Os dois modelos mais comuns do aparelho que podem ser encontrados no mercado são: refratômetro de bancada e para sanilidade. Cada qual, evidentemente, apresenta particularidades que possibilitam trabalhos variados, com objetivos também diversos.

O dispositivo faz uso do princípio do ângulo crítico, também chamado de ângulo de reflexão total. Isso possibilita a análise das propriedades ópticas do material, com a luz passando de um meio a outro e que sofre refração. Em outras palavras, uma mudança de direção em seu ângulo de incidência. Com isso, é possível identificar determinadas características do material que está sendo analisado, como de um alimento.

Onde é mais utilizado o refratômetro?

É muito utilizado em análises laboratoriais da indústria alimentícia, principalmente para medição da concentração de açúcar, como em doces, geleias, mel e outros tipos de alimentos que chegam ao consumidor final. Seu funcionamento também é bem simples, por exemplo, durante a mediação da quantidade de açúcar de um novo tipo e suco que está sendo produzido.

Nesse exemplo, apenas uma gota da nova solução é necessária para que o refratômetro consiga analisar e indicar a concentração de açúcar do alimento. Tal gota é posicionada no prisma do aparelho e ao mudar o índice de refração, a indicação é apontada no painel digital.

Como apontamos no começo do texto, os modelos mais comuns são de bancada e de sanilidade, que mede a concentração de sal de alimentos. Porém, não são os únicos. Você também pode encontrar refratômetro de lactose para medição da concentração de leite, refratômetro de frutose, de proteína, entre tantas outras opções.

Refratômetro de bancada: características principais

Para evidenciar ainda mais os benefícios do equipamento, listamos abaixo os principais diferenciais e características de um refratômetro de bancada que está à disposição no site da Prolab, o Refratômetro de Bancada ABBE:

  • A faixa de medição do índice refrativo, o ND, pode variar entre 1,300 ~ 1,700;
  • Já a faixa de medição BRIX (%BRIX) pode variar entre 0 ~ 95;
  • A DIV mínima de índice retrativo, ND, é de 0,0002;
  • Já a DIV mínima de %BRIX é de 0,25;
  • Apresenta valor mínimo de consistência de açúcar, %BRIX, de 0,25;
  • Possibilita a leitura de ri (ND) e também de %BRIX em sólidos translúcidos;
  • A lente ocular é ajustável;
  • Possui entrada para banho termostático;
  • Está incluso o termômetro digital para alimentação (1,5V);
  • A taxa de medição de temperatura (em ºC) pode variar de -50 a 70ºC;
  • Está incluso o prisma padronizado que permite aferição do equipamento;
  • Assim como chave de fenda e pipeta modelo Pasteur;
  • O refratômetro de bancada ABBE pesa 3 quilos;
  • Contém frasco de bromo naftaleno.

Quer saber mais detalhes sobre o equipamento, seu preço e condições? Fale hoje mesmo com equipe comercial da Prolab e esclareça todas as suas dúvidas. O atendimento é especializado e personalizado desde o primeiro momento para que você faça um bom negócio, com total segurança e confiança.

CLIQUE AQUI para enviar o e-mail.

Caso prefira telefonar, o número de contato é o (11) 5671-9100.

Crédito: didesign021 / Tipo de licença: Royalty-free / Coleção: iStock / Getty Images Plus

Últimas Notícias

Whatsapp
Desenvolvido por: AO5 Marketing Digital