11 3939-5700
Telefone: 11 3939-5700 E-mail: vendas@prolab.com.br Facebook

Saiba quais aplicações para uma balança determinadora de umidade

Publicado em: 07/08/2019

Dentro de um laboratório de alto padrão, além do conhecimento profissional, é essencial contar com equipamentos de primeira linha para execução de todos os testes e trabalhos que precisa realizar. E, nesse cenário, a balança determinadora de umidade merece destaque especial.

Como o próprio nome indica, trata-se de uma tecnologia que tem a capacidade de medir a umidade de um determinado material, seja ele orgânico ou não, em uma análise laboratorial. É um equipamento muito utilizado e tem um bom motivo para isso, já que a umidade pode influenciar diretamente nas análises. Logo, faz toda a diferença conhecer o índice de umidade de um determinado item que será analisado.

Quer saber mais detalhes sobre o equipamento? Confira na sequência do post de hoje, aqui no blog da Prolab.

Métodos de utilização e finalização de uma balança determinadora de umidade

É possível finalizar uma análise de umidade de duas maneiras. A primeira é através da finalização automática onde o processo é, como o próprio nome indica, feito automaticamente. Isso acontece quando é verificada a perda de umidade nos últimos 30 segundos da análise, sendo esse nível inferior à porcentagem pré-determinada. Outra maneira é através da finalização por tempo, que também finaliza automaticamente após um determinado tempo.

Já em relação aos modos de secagem, são três os principais:

  • Modo de secagem rápido: a secagem é feita com a temperatura mais elevada. Na sequência, a amostra segue na temperatura pré-determinada e dessa maneira o tempo de medição vai diminuindo;
  • Modo de secagem lento: as amostras são secas lentamente até que se tornem sólidas ou, também, a partir do momento que passam a perder volume em temperaturas mais elevadas;
  • Modo de secagem por etapa: nesse modo, o responsável pela medição da umidade pode alterar as condições de pesagem, etapa por etapa. Trata-se de um método indicado para amostras que apresentam alto padrão de umidade.

Importante ressaltar que grande parte dos modelos de balanças determinadoras de umidade pode armazenar (salvar) 10 condições de medidas e até 100 resultados.

Onde a balança de umidade pode ser utilizada?

A balança determinadora de umidade está presente em diferentes tipos de laboratórios e para atender os mais variados segmentos de atuação. Por exemplo, é utilizada na indústria alimentícia para inspeção de colheitas e para garantir a qualidade máxima de alimentos processados. Já dentro da indústria química, a balança tem como função verificar a umidade de todos os materiais que passam por processo de fabricação.  Na indústria farmacêutica, está presente para garantir a qualidade de medicamentos e produtos cosméticos em geral, isso em relação ao seu nível de umidade. Além disso, está presente em trabalhos com apelo ambiental, como para verificar umidade em amostras de lamas poluídas e na produção de biocombustível.

Confie na qualidade da Prolab

Referência no mercado nacional de equipamentos e materiais para laboratório, a Prolab trabalha somente com soluções de altíssimo padrão e que passam por rigorosos testes de qualidade. Dessa maneira, sem sombra de dúvidas, é possível oferecer ao mercado produtos com padrão esperado.

Além disso, outro grande diferencial é o suporte técnico de profissionais especializados e que lidam com pedidos de balanças determinadoras de umidade e outros equipamentos no dia a dia. Em outras palavras, todas as suas dúvidas são esclarecidas de forma objetiva e clara, justamente para garantir um atendimento completo e transparente.

Comprove esse compromisso hoje mesmo! CLIQUE AQUI para enviar seu e-mail para a equipe comercial. Caso prefira ligar, o telefone para contato é 11 5671-9100.

Crédito: shironosov / Tipo de licença: Royalty-free / Coleção: iStock / Getty Images Plus

Últimas Notícias

Whatsapp
Desenvolvido por: AO5 Marketing Digital