11 3939-5700
Telefone: 11 3939-5700 E-mail: vendas@prolab.com.br Facebook

Saiba quais as singularidades de uma balança de precisão

Publicado em: 21/08/2019

Dentro de um laboratório, a precisão nas medidas e análises é um fator essencial para garantir resultados exatos, sem margens para dúvidas. Nesse cenário, a balança de precisão merece destaque especial e é justamente esse o assunto do post de hoje, aqui no blog da Prolab. Confira na sequência!

Balança de precisão: características e importância

Fabricada com tecnologia de ponta, apresenta sensibilidade acima da média, mesmo em comparação a balanças tradicionais. Justamente por isso, dentro de um laboratório, a balança de precisão é aplicada para medição de massa de líquidos não voláteis e sólidos.  Importante ressaltar que a capacidade pode variar conforme o modelo escolhido, podendo ir de 1 a 20 kg.

Ao pesquisar pelo equipamento, um detalhe não pode ser esquecido: o selo do INMETRO. Como todos sabem, o instituto verifica a qualidade, resistência e precisão de vários produtos e para as mais diversas atividades. Com as balanças de precisão isso não é diferente. São realizados muitos testes de precisão para atestar sua capacidade de funcionamento.

No dia a dia de um laboratório, a balança de precisão garante trabalhos ágeis e precisos. Seu display digital, na parte frontal, indica a medida imediatamente e assim é possível obter resultados rapidamente e dar sequência em outras atividades. Antigamente, era preciso enviar amostras para empresas terceirizadas e aguardar o retorno com os resultados.

Capacidade de medição e dicas de calibração

Existem diversos modelos de balanças de precisão disponíveis no mercado. Por exemplo, balanças semi analíticas e analíticas, muito comuns na indústria farmacêutica, por exemplo. O primeiro modelo garante medidas até um milésimo de quilograma, ou seja, 0,001 g. Já o segundo modelo é ideal para pesagem de itens mais leves e tem a capacidade de precisão de até um centésimo de miligrama: 0,00001 g.

Abaixo, listamos alguns modelos disponíveis na Prolab. Confira todos os detalhes:

Sobre a calibração, o primeiro detalhe que deve observar é a necessidade de se utilizar pesos padrões e verificar se a superfície está totalmente livre de qualquer tipo de vibração. Atenção também à ventilação do laboratório… Sim! Correntes de vento podem interferir na pesagem. Vale a pena também reforçar a importância da conservação de uma balança de precisão. Este é um equipamento sensível e frágil, logo deve ser armazenada em locais fechados e sem risco de quedas. Evite deixar a balança em áreas de risco, como em corredores muito movimentados.

Pesquisando ainda por balança de precisão?

Sua procura termina aqui! A Prolab é uma empresa especializada em equipamentos e materiais para laboratório e está ao lado para oferecer produtos de alto nível, conforme os padrões nacionais e internacionais de qualidade, e com preços e condições especiais. É o que acontece, por exemplo, quando o assunto é balança de precisão! São vários modelos disponíveis para as mais variadas necessidades.

Caso tenha dúvidas sobre o funcionamento das balanças e qual modelo é mais indicada para o seu laboratório, não deixe de entrar em contato com a equipe técnica da Prolab. O time é formado por profissionais experientes e que realmente entendem do assunto.

CLIQUE AQUI para enviar o seu e-mail.

Caso prefira telefonar, ligue para 11 5671-9100.

Crédito: LightFieldStudios / Tipo de licença: Royalty-free / Coleção: iStock / Getty Images Plus

 

Últimas Notícias

Whatsapp
Desenvolvido por: AO5 Marketing Digital